
Stress e trauma nos docentes turma A1
Apresentação
A formação está enquadrada no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, AVISO Nº. 02/C03-i06.03/2022, da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente no Programa Escola + Inclusiva. A implementação deste Projeto de Capacitação e Certificação de Escolas Sensíveis ao Trauma, em parceria com o Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, tem como particular foco a redução do impacto negativo de experiências potencialmente traumáticas nas crianças e jovens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Tornar os docentes mais atentos aos sinais de stress e trauma - Dar a conhecer mais algumas ferramentas para gerir o burnout e o stress traumático secundário. - Refletir sobre as elevadas prevalências de stress traumático secundário entre os professores e os seus impactos.
Conteúdos
1. Stress e burnout 1.1. Definição de conceitos 1.2. Stress bom vs stress mau 1.3. Prevalências e impactos 1.4. Estratégias para gestão do stress 2. Trauma 2.1. Definição de conceitos 2.1. Prevalências e impactos 2.2. Stress traumático secundário: sintomas e prevalências 2.3. Fatores de risco vs fatores protetores 2.4. Estratégias individuais e organizacionais para prevenir e intervir no stress
Observações
09-10-2025
Formador
Mariana Negrão
José Carlos Ferreirinha Cardoso da Rocha
Maria Elisa Pina Tomaz Veiga
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |