385

Metodologias da Investigação turma A1

Apresentação

De acordo com o Despacho n.º 9128/2024, de 12 de agosto, que regulamenta a criação de projetos-piloto de inovação pedagógica (PPIP) para o ensino secundário, e atendendo à alínea h, do seu ponto 4 “A matriz deve integrar uma área curricular designada "Projeto Pessoal", que visa o aprofundamento dos conhecimentos, capacidades e competências previstas no Perfil dos Alunos, nas AE e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC)… proporcionando ao aluno o contacto com conhecimento, métodos e técnicas situados para além dos habitualmente considerados em sala de aula.”, as escolas que integram o PPIP sentiram necessidade de capacitar os seus docentes na área de Metodologias de Investigação.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

OA1. Conhecer as principais características da investigação científica. OA2. Compreender e articular as etapas do procedimento científico. OA3. Conhecer os métodos e técnicas de investigação. OA4. Identificar as principais potencialidades e limitações das técnicas de investigação em diferentes contextos. OA5. Utilizar criticamente as diferentes técnicas, tendo em vista os objetivos de pesquisa. OA6. Compreender todas as etapas de conceção um projeto de investigação metodologicamente adequado.

Conteúdos

Sessão 1 (presencial) Apresentação da oficina de formação e dos formandos (1h) Módulo 1 - Definição do problema (2h) ▪ Objeto de estudo ▪ Problema/questão de investigação ▪ Axiomas sociais ▪ Valor acrescentado da investigação Sessão 2 (síncrona online) Módulo 2 - Definição de objetivos de investigação (2h) ▪ Objetivo geral ▪ Objetivos específicos Sessão 3 (síncrona online) Sessão com os alunos em sala de aula para trabalhar a introdução às Metodologias de Investigação (3h) Sessão 4 (síncrona online) Módulo 3 – Estado da arte (2h) ▪ Enquadramento teórico ▪ Introdução ▪ Referências, norma APA Av. José Ferreira da Cruz, n.º 263, Vilela, 4580-651 Paredes | T. 255 865 364 | http://cfaeppp.esvilela.pt/ | geral.cfaeppp@gmail.com Página 2 de 2 Mod2_AAF_OF_2019 Sessão 5 (síncrona online) Módulo 4 – Introdução às Metodologias de investigação (2h) ▪ Tipologias ▪ Instrumentos ▪ Modelos Sessão 6 (síncrona online) Módulo 5 – Fundamentação Metodológica (2h) ▪ Proposta de Modelo e Metodologia ▪ Fundamentação metodológica: natureza, objetivos, tempo, fontes de pesquisa, abordagem e procedimentos ▪ Opções de recolha, tratamento e interpretação de dados Sessão 7 (síncrona online) Módulo 6 – Conclusão (2h) ▪ Título ▪ Conclusão ▪ Reflexão final ▪ Calendário Sessão 8 (presencial) Apresentação dos pré-projetos dos alunos (3h) Sessão 9 (síncrona online) Debate e reflexão sobre os pré-projetos realizados pelos alunos e orientações para a elaboração dos projetos (3h) Sessão 10 (presencia) Apresentação final dos trabalhos dos formandos e conclusão da Oficina de Formação (3h)

Metodologias

Presencial: A oficina irá decorrer na modalidade de b-learning, sendo a primeira e a última sessões, bem como a sessão de apresentação dos pré-projetos dos alunos, em regime presencial, no total de 9 horas, e as restantes 16 horas síncronas online, distribuídas de acordo com o ponto anterior (conteúdos da ação). As sessões síncronas decorrerão por videoconferência, através do Zoom, para a apresentação dos conteúdos, exemplificação e/ou demonstração, discussão, reflexão e partilha com os formandos, recorrendo também à plataforma Moodle do CFAEPPP. Trabalho Autónomo: 25 horas trabalho autónomo para: planificar atividades, tendo em vista a sua aplicação com os alunos em contexto educativo, utilizando as metodologias exploradas nas sessões; implementar, em contexto educativo, as estratégias/metodologias de desenvolvimento de pré-projeto de investigação; refletir criticamente sobre a aplicação prática e o interesse educativo da promoção das metodologias de investigação junto dos seus alunos, na sala de aula.

Avaliação

- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das sessões. - Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua“. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos (contributo ativo, interessado e cooperativo nas sessões) e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos (Reflexão individual, escrita).

Bibliografia

Carmo, H, 2013, Sistemas de orientação na pesquisa: formulação de objetivos, hipóteses e modelo de análise, in Manual de metodologia das ciências sociais e políticas, Lisboa, ISCSP/UTL.Marconi, M., & Lakatos, E. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas S. AMorais, C. (s/d). Investigação: Do problema aos resultados. http://www.ipb.pt/~cmmm/conteudos/DaInvProblema.pdfPocinho, M. (2012). Metodologia da investigação e comunicação do conhecimento científico. Lousã: Lidel.Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como fazer investigações, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha (4ª ed.). Lisboa: Lidel

Formador

Cátia Carina Carvalhal dos Santos

Inês Teixeira de Sousa Messias

Início: 26-05-2025
Fim: 10-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135476/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas de Cristelo