
Gamificar para Ensinar: Criação de Escape Rooms Digitais turma A1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
•Promover a utilização pedagógica de ferramentas digitais gratuitas (Google Forms e Canva). •Desenvolver competências para criar atividades gamificadas (Escape Rooms) que estimulem o raciocínio, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos. •Explorar a integração curricular dos Escape Rooms digitais em diferentes disciplinas.
Conteúdos
1.Compreender o conceito e o potencial educativo de um Escape Room digital. 2.Aprender a estruturar uma narrativa e desafios adequados ao perfil dos alunos. 3.Construir um Escape Room digital no Google Forms, com pistas, códigos e feedback automático. 4.Criar imagens e materiais visuais no Canva para enriquecer a narrativa e aumentar a imersão.
Formador
Maria Fernanda Palhares Leite Moreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |