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Multimédia ao Serviço das Artes Performativas turma A1

Apresentação

Foi identificada a necessidade de formação específica no âmbito do uso do Kit Multimédia dos Laboratórios LED, no contexto da disciplina de Artes Performativas. Esta disciplina funcionará em par pedagógico entre docentes de Português e Artes no 5.º ano, e de Matemática e Artes no 6.º ano. Uma das atividades centrais será a realização de uma curta-metragem, exigindo competências técnicas que os docentes ainda não dominam, nomeadamente ao nível da captação, edição e tratamento de imagem e som. Assim, torna-se essencial capacitar os professores para potenciar a qualidade do trabalho desenvolvido com os alunos.

Destinatários

Professores dos Grupos 210, 220, 240, 300 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 240, 300 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 240, 300 e 600.

Objetivos

Capacitar os docentes para a utilização eficaz do Kit Multimédia dos Laboratórios LED, nomeadamente nas áreas de captação de imagem e som, edição de vídeo e integração de recursos digitais em contexto pedagógico. Promover a articulação interdisciplinar entre as áreas de Português, Matemática e Artes, através da realização de uma curta-metragem com os alunos. Desenvolver competências técnicas e criativas que potenciem a qualidade das atividades no âmbito da disciplina de Artes Performativas, favorecendo metodologias ativas e o trabalho colaborativo entre docentes e alunos.

Conteúdos

Conceção e Escrita de um Guião para Curta-Metragem • Estrutura narrativa: início, desenvolvimento e desfecho. • Criação de personagens e definição de cenários. • Escrita colaborativa do guião em contexto educativo. • Adaptação de temas curriculares à linguagem audiovisual. • Organização do Trabalho em Grupos • Planeamento e divisão de tarefas por equipas: realização, interpretação, som, imagem, edição. • Dinâmicas de grupo e gestão de projetos criativos com alunos do 2.º ciclo. • Avaliação formativa em contextos de trabalho colaborativo. • Técnicas de Produção Audiovisual com o Kit Multimédia (Laboratórios LED): • Utilização da Câmara de Filmar: funções básicas, enquadramentos, movimentos de câmara. • Iluminação: noções básicas de luz natural e artificial, posicionamento de focos, criação de ambientes. • Captação de Som: uso de microfones, cuidados com ruído ambiente, gravação de diálogos e sons de ambiente. • Chroma Key (Fundo Verde): princípios de funcionamento, montagem do cenário, iluminação adequada, integração de fundos digitais. • Configuração e operação do equipamento audiovisual disponível no Kit Multimédia. • Edição de Vídeo com CapCut (versão gratuita): • Importação e organização dos ficheiros. • Corte, transições, inserção de títulos, legendas e banda sonora. •Aplicação de efeitos visuais e uso do chroma key em edição. • Exportação e publicação do vídeo. • Enquadramento Legal e Ético: • Regras básicas de proteção de dados pessoais dos alunos em projetos audiovisuais. • Autorização de imagem e som: boas práticas e modelos de consentimento. • Direitos de autor: uso de músicas, imagens e vídeos com licenças livres ou apropriadas para uso educativo. • Responsabilidade do docente na curadoria e produção de conteúdos digitais com os alunos.

Metodologias

A ação de formação assenta em metodologias ativas, centradas na experimentação e na resolução de problemas em contexto prático. Serão promovidas oficinas de caráter eminentemente prático, com demonstrações técnicas e aplicação direta dos conteúdos abordados, através da utilização dos equipamentos do Kit Multimédia dos Laboratórios LED. Os formandos trabalharão em pequenos grupos na conceção, planificação, captação e edição de uma curta-metragem, recriando um contexto pedagógico interdisciplinar. A formação integrará, ainda, momentos de reflexão crítica sobre a aplicabilidade dos recursos audiovisuais em contexto educativo, bem como a análise de casos relativos à proteção de dados e aos direitos de autor.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação e empenho nas dinâmicas das sessões presenciais, individuais e em grupo; bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do CCPFC. A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor.

Bibliografia

Lambert, J. (2013). Digital Storytelling: Capturing Lives, Creating Community (4th ed.). Routledge.Costa, F. A., & Pereira, C. (2016). Aprender com o Cinema: Práticas Pedagógicas com Filmes na Escola. Edições Afrontamento.Pereira, L. (2020). Vídeo e Educação: Estratégias para a Criação de Conteúdos Audiovisuais com Alunos. Educa.Direção-Geral da Educação (2021). Guia de Boas Práticas: Proteção de Dados em Contexto Escolar.Creative Commons (s.d.). Guia para Educadores: Utilização Legal de Conteúdos Digitais. Creative Commons Portugal.

Formador

Adão Alberto da Silva Brochado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
2 12-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 19-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 26-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 03-12-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 10-12-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 17-12-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 07-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
Início: 05-11-2025
Fim: 07-01-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136184/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Vilela

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