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O professor-performer: entre a atuação e a lecionação turma A1

Apresentação

Nesta formação pretende-se confluir investigações no âmbito de Filosofia da Arte, particularmente sobre o teatro, com pesquisas no âmbito da Filosofia da Educação, com enfoque nas novas pedagogias, promovendo-se, neste sentido, uma interseção geradora de um conjunto de ferramentas e metodologias para serem utilizadas em sala de aula, aptas a promoverem aulas mais dinâmicas e estimulantes para os alunos dos diferentes níveis do Ensino. O professor como performer, é um docente que, tal como um atuante, tem a consciência da importância do potencial comunicacional do corpo, do movimento, do texto, da palavra e da semiótica destes diferentes elementos no processo de ensino aprendizagem. Pretende-se com isso capacitar os docentes não só para as dimensões ética e estética da sua atuação em sala de aula, mas também suscitar um movimento de reflexão para a importância que os diferentes elementos artísticos e não artísticos têm no processo de aprendizagem. Assim, tal como os atores, os docentes também sentem uma grande necessidade de aprofundar, partilhar, debater sobre a importância da utilização e desenvolvimento de recursos comunicacionais nas suas atividades e, neste sentido, a presente ação pretende ser uma oportunidade para os docentes dos diferentes grupos disciplinares refletirem sobre a importância do universo teatral no desenvolvimento de estratégias diferenciadoras no processo de ensino-aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

a) Refletir acerca de um conjunto de metodologias e técnicas provenientes do universo teatral e com forte potencial pedagógico; b) Explorar diversas vertentes do paralelismo entre o que acontece no teatro e numa sala de aula; c) Identificar e explorar as quatro dimensões do professor-performer; d) Perspetivar possibilidades de aplicação das quatro dimensões do professor performer em contexto de sala de aula; e) Articular os diferentes conteúdos tratados com as diferentes metodologias disciplinares dos formandos.

Conteúdos

a) Introdução à formação: apresentação dos intervenientes e do processo formativo; b) A dimensão pedagógica do teatro: de Aristóteles a António Damásio; c) O conceito de perfomer apresentado por Jerzy Grotowski e o professor como atuante; d) A arte de representar e a arte de ensinar: análise comparativa; e) A sala de aula e a sala de teatro: análise comparativa; f) As quatro dimensões do ator e do professor-performer: consciência espacial; aparelho vocal, consciência corporal e domínio do texto e do contexto; g) Peter Brook e a exploração do espaço vazio (aplicada à sala de aula); h) A voz como extensão de si no espaço; i) A palavra: do pensar ao dizer - importância da articulação e da dicção; j) A linguagem não verbal: os signos do teatro aplicados na sala de aula; k) A utilização do texto em sala de aula; l) O método socrático (estrutura do método, aplicação em sala de aula e role play); m) Perspetivas de aplicação das quatro dimensões do professor performer em contexto de sala de aula, em função das diferentes áreas disciplinares dos formandos e metodologias inerentes a cada área; n) Reflexão, balanço final do trabalho desenvolvido na formação e avaliação.

Metodologias

Neste curso serão fomentados momentos geradores de interações múltiplas entre o formador e os formandos e destes entre si. A formação terá uma tipologia teórico/ prática, sendo que as primeiras sessões estarão reservadas para uma apropriação e articulação de um conjunto de técnicas, recursos e instrumentos do universo teatral a serem desenvolvidos em sala de aula. Seguir-se-á um conjunto de sessões mais práticas, para experimentação presencial de algumas dessas técnicas e recursos. Em seguida, refletir-se-á sobre possibilidades de aplicação dos conceitos abordados e das temáticas trabalhadas (as dimensões do professor performer) em sala de aula, em função das áreas disciplinares e metodologias de abordagem de cada docente/formando, havendo lugar a momentos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos e devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas aos conceitos trabalhados. Cada formando elaborará um trabalho/reflexão final individual.

Avaliação

- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. - A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais, bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua; - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente — de 9 a 10 valores; Muito Bom — de 8 a 8,9 valores; Bom — de 6,5 a 7,9 valores; Regular — de 5 a 6,4 valores; Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Brook, P. (2008). O Espaço Vazio. Lisboa. Orfeu Negro.Peixoto, M. & Manso, A. (2015). O Teatro como Palco do Filosofar: Bases para uma Pedagogia Renovada. Revista Portuguesa de Educação Artística, nº 5, pp. 105-109.Peixoto, M. (2017). O Professor - Performer e a necessidade de um novo paradigma pedagógico. III Xornadas de Resultados de Investigación en Filosofia. Santiago de Compostela, Espanha.Peixoto M. & Manso, A. (2018). A trágica origem do Homem e os equívocos da educação contemporânea, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa. Húmus pp.459-468.Grotowski, J. (1987). Performer. Pontevedra: Art Press.

Formador

Miguel Jorge Silva Peixoto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-05-2026 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Presencial
2 13-05-2026 (Quarta-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
3 18-05-2026 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
4 20-05-2026 (Quarta-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
5 25-05-2026 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
6 27-05-2026 (Quarta-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Presencial
7 01-06-2026 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
8 03-06-2026 (Quarta-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
9 08-06-2026 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
10 15-06-2026 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Presencial
11 17-06-2026 (Quarta-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Presencial
12 22-06-2026 (Segunda-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Presencial
Início: 11-05-2026
Fim: 22-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137246/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola secundária de Baltar